Pablo Picasso é um ícone, mesmo para quem não se interessa pela pintura.
Grande número de pessoas ouviu falar de Picasso. Percentual menor ouviu sobre George Braques ou Paul Cèzanne.
Pablo Ruiz Picasso, pintor espanhol, influenciado pelo mestre, fundou ao lado de George Braques o verdadeiro cubismo.
Dentre suas obras mais famosas estão Guernica (1937), pintura sobre o bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola; e Les Demoiselles d'Avignon que retrata cinco prostitutas nuas de uma casa na rua Avignon em Barcelona.
Cubismo desconstrói um objeto e representa-o em todas suas dimensões através de figuras geométricas, num único plano.
Não existe preocupação em fidelizar a aparência real das coisas. Todos os ângulos e volumes são representados no mesmo plano.
Vários artistas, precursores da arte moderna, evoluíram para o Cubismo passando pelo Fauvismo caracterizado na oposição à regra estética impressionista, que vigorava na época.
Fases do Cubismo
- Cubismo Analítico: A imagem é decomposta e representada num único plano, de forma geométrica com tal singularidade que o objeto verdadeiro quase foge a percepção. Esta distorção a torna praticamente abstrata. Predomina o uso de poucas cores, principalmente preto, cinza, marrom e ocre.
- Cubismo Sintético: Percebe-se uma tentativa de inserir o objeto novamente dentro da realidade. A inovação está nas colagens de diversos materiais que induzem sensações táteis além de visuais.
Do Cubismo também surgiu o lírico Orfismo, movimento efêmero que marcou a pintura alemã . Estabelecia correlação com a música e privilegiava o uso de cores como principal meio de espressão artística.
Na arte moderna, Abstrato Geométrico, Naif Art e Pop Art detém algumas características do Cubismo, embora críticos não as reconheçam como tal.
Referências textuais: Wikipedia; Arte Cubista; Guggenhein; Info Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário