Pintores da Renascença estabeleceram três regras definidas de perspectiva:
- Diminuição progressiva dos objetos proporcional a distância.
- Modificação da cor com a distância ( lembrem Da Vinci...quanto mais longe, mais azul parece).
- Diminuição dos detalhes com a distância.
Arte "Naif", "Naïve" ou Ingênua, algumas vezes relacionada com primitivismo, desrespeita graciosamente estas definições.
Adota um estilo geométrico cuja perspectiva foge aos padrões; a liberdade estética, dimensões oníricas e cores ornamentais aproximam dos conceitos de desenho infantil ou medieval.
Simplicidade substituindo a sutileza, liberdade pictórica fugindo das convenções acadêmicas, precisão nos detalhes em todos os planos da composição, padrão definido de cores e limites, a princípio, caracterizam a Arte Ingenua.
Considerada até o princípio do século XX como expressão de pintores autodidatas, sem formação acadêmica, hoje é um estilo reconhecido e praticado pela pintura formal.
Artistas profissionais incorporam aspectos deste estilo e praticam o naivismo. Algumas vezes denominado pseudo naivismo ou arte infantil autoconsciente.
As características comuns nas expressões da Naif Art são:- Inexistência de perspectiva ou bidimensionalidade; uso de cores fortes e/ou contrastantes; temas alegres e pueris; espontaneidade; tendência a simetria e representação da natureza.
Exemplos famosos estão nas composições de Paul Gauguin, Mikhail Larionov, Paul Klee.
Henri Rousseau ( Le Douanier, 1844-1910), pós impressionista francês, funcionário de alfândega, é considerado precursor oficial da arte após seu trabalho ser catalogado por Paul Signac, e exposto em várias galerias de renome.
Seguido por Alfred Wallis e nomes expressivos como Gary Bunt, Lyle Carbajal, Jonathan Kis-Lev, Gabe Langholtz, Gigi Mills, Barbara Olsen, Paine Proffitt, e Alain Thomas, artistas contemporâneos ingleses.
Também se destacam na comunidade internacional Pilar Sala (Argentina, Adrie Martens (Holanda), Nadia Senyczak (Bélgica), Angeles Camacho (Espanha) e Ronaldo Mendes (Brasil).
Museus especializados em Naivismo proliferam mundo afora. Vemos exemplos em Kecskemét, Hungria; Riga, Letónia; Jaen, Espanha; Rio de Janeiro, Brasil; Vicq, França.
Presenciamos algumas características de Naïve Art em outros estilos como o Geométrico Abstrato, ou Cubismo evidenciando que arte contemporânea se renova, conjuga ou desmembra em muitos caminhos.
Naif Art
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